Camila Moraes

    Uma breve apresentação

      25/08/2023 às 14:17


      Latina, eu?

      Pois, sim.

      Sou jornalista e roteirista e tenho minhas antenas ligadas na América Latina.

      Mas precisei chegar à Alemanha, onde vivi por dois anos, pra olhar o Brasil de longe e reconhecer o que sempre esteve por perto. Foi assim que nasceu meu interesse por cultura latino-americana - também a vertente do meu trabalho divulgado neste La Latina.

      Essa história eu conto direitinho aqui, no podcast “Latina, eu?”.

      Nasci em São Paulo em 1980. Aos 20 anos, comecei a inventar cursos e projetos de estudo para poder conhecer outros lugares, como a Itália, a Alemanha e a Colômbia, países em que morei. Estudei Comunicação Social na Universidade de São Paulo e tenho um mestrado em roteiro de ficção para cinema pela Universidad Nacional de Bogotá.

      Amo escrever. Em 2014, publiquei uma novela chamada “Estradas Paralelas”, parte de uma coleção de literatura de viagem da Dobra Editorial. Também traduzi algumas coisas, entre essas o livro de contos “Faca” ("Cuchillo"), do Ronaldo Correia de Brito, ao espanhol. Meus textos como jornalista estão espalhados em distintos veículos, entre eles o El País Brasil – edição brasileira do jornal espanhol que existiu entre 2013 e 2021.

      Atualmente faço parte do Conversa com Bial, talkshow que vai ao ar de segunda a sexta-feira na TV Globo, apresentado por Pedro Bial.